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Mostrando postagens de dezembro 12, 2017

As hipóteses da escrita (Emília Ferreiro)

O conhecimento das hipóteses- As quatro hipóteses da escrita. Aprenda a identificar P ara melhor entendimento uma vez que este  material tem como proposta facilitar o trabalho dos profissionais da educação no que diz respeito à Psicogênese da Língua Escrita. Sobre o processo de aquisição da escrita  basicamente está separado em cinco ou quatro grandes etapas ou níveis: Pré-silábica Os alunos não percebem a escrita como uma representação da língua falada. É caracterizada por dois níveis: Nível .1 Não estabelecem vínculo entre a fala e a escrita. Usam os desenhos, garatujas e rabiscos para escrever. Supõem que a escrita representa os tamanhos de seus nomes   (coisas grandes têm nomes grandes-portanto mais letras, coisas pequenas têm nomes pequenos-portanto menos letras). Usam letras do próprio nome ou letras e números nas palavras. Os alunos percebem a escrita como a representação da língua falada. Nível 2 Começam a desvincular a es

PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA - Contribuições

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Contribuições da psicogênese da língua escrita As contribuições da psicogênese da língua escrita das pesquisadoras Emília Ferreiro   e Ana Teberosky se iniciaram com suas pesquisas acerca do processo da aquisição da leitura e escrita da criança em 1974.Trouxeram um arcabouço vasto que possibilitou uma importante mudança de paradigmas a respeito do aprendizado da escrita. Concluíram, a partir de suas investigações, que a criança aprende a ler e escrever num processo que se inicia antes mesmo de sua entrada na escola e que desenvolvem hipóteses dos códigos linguísticos no processo evolutivo que a levará ao conhecimento da leitura e escrita. A psicogênese da língua escrita parte de pressupostos construtivistas uma vez que parte dos princípios elencados por Jean Piaget pesquisou sobre os conhecimentos dos aspectos cognitivos da evolução do aprendizado infantil suficientes para que houvesse uma investigação mais apurada na área da linguística (daí a generosa contribuiçã

PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA

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EMÍLIA FERREIRO Emília Ferreiro nasceu na Argentina em 1936. É psicolinguista, pedagoga, pesquisadora.    Doutorou-se na universidade de Genebra sob orientação de Jean Piaget.    Na sua trajetória profissional publicou vários livros, realizou pesquisas sobre sobre a alfabetização. Dedicou-se à educação e atualmente é professora titular do Centro de Investigação e Estudos Avançados do  Instituto Politécnico Nacional da Cidade do México. Uma das grandes grandes contribuições para o campo educacional foi descobrir como a criança pensa a respeito da escrita e da leitura quando se inicia no processo de aprendizagem da alfabetização. Em pesquisas realizadas principalmente com crianças argentinas e mexicanas, Emília Ferreiro descobriu e descreveu a chamada psicogênese da língua escrita que mostra como em um processo evolutivo a criança constrói o conhecimento da escrita. Desvendou os mecanismos pelos quais a criança apren