DESFRALDE: Qual o melhor momento para retirar as fraldas?
DESFRALDE: Pronto para tirar a
fralda?
(palavras
chave: desfralde, educação infantil, como tirar as fraldas do meu filho,
relação família e escola etc.)
O
desfralde nada mais é que o momento em que começamos a estimular a criança a
sair das fraldas oportunizando assim a autonomia para ir ao banheiro sozinha mesmo
que com a ajuda de um adulto (o quê será essencial para o início do processo).
Sair das fraldas significa que a criança passa a ter controle do próprio corpo para
ida ao banheiro e começa a compreender a importância do uso adequado deste espaço e todo o processo da higiene pessoal que exige, seja em
casa, na escola ou outros espaços frequentados pela criança.
É um dos primeiros passos da emancipação infantil e momento de novas descobertas.
Não
obstante, esta fase pode estar repleta de ansiedade por parte de pais e
cuidadores. Toda essa ansiedade irá refletir diretamente na criança e causar
traumas que poderão se estender para o resto da vida dependendo de como todo o processo for conduzido.
Nossa! É assim mesmo?
Nossa! É assim mesmo?
SIM por se tratar de uma transição em que outros fatores podem interferir diretamente no
“atraso” da retirada da fralda (chegada de um irmãozinho, mudança de escola ou habitação etc. podem influenciar diretamente).
Forçar ou insistir no momento errado ou não avaliar o entorno e os aspectos que englobam parte deste avanço bastante particular para cada criança pode trazer transtornos emocionais e constrangimentos desnecessários (pois ela sente que necessita dar respostas assertivas e se frustra ao não conseguir).
Como resultado, inseguranças com atitudes até então não habituais (tais como o choro excessivo e repentino-a criança ainda não sabe argumentar e o choro é a resposta, bem como certa agressividade com a insistência quando houver). Também pode haver problemas clínicos por tentar segurar ainda não estando pronta (infecção urinária e constipação, mais comumente).
Forçar ou insistir no momento errado ou não avaliar o entorno e os aspectos que englobam parte deste avanço bastante particular para cada criança pode trazer transtornos emocionais e constrangimentos desnecessários (pois ela sente que necessita dar respostas assertivas e se frustra ao não conseguir).
Como resultado, inseguranças com atitudes até então não habituais (tais como o choro excessivo e repentino-a criança ainda não sabe argumentar e o choro é a resposta, bem como certa agressividade com a insistência quando houver). Também pode haver problemas clínicos por tentar segurar ainda não estando pronta (infecção urinária e constipação, mais comumente).
Importante observar
quando a criança já demonstra alguma segurança nos movimentos motores, possui autogoverno ao falar e sabe controlar as estruturas musculares que regulam a
retenção e a eliminação das fezes e da urina.
Normalmente o processo de retirada das fraldas é dividido entre família e escola (creche) e deverá estar bem alinhado
para plena conscientização de como está evoluindo tanto num lugar como no
outro.
Entender quais são os estímulos proporcionados no ambiente da escola e também em casa (por parte da escola) é de extrema importância para o acompanhamento e sucesso do desfralde.
Entender quais são os estímulos proporcionados no ambiente da escola e também em casa (por parte da escola) é de extrema importância para o acompanhamento e sucesso do desfralde.
É
natural que os pais queiram que isso aconteça rápido e comparações com outras
crianças da mesma idade e com irmãos mais velhos podem gerar certo estresse.
Calma! Cada criança tem o seu momento. Evidentemente, estímulos aceleram de maneira positiva, mas forçar antecipação, nunca! Não apresse o desfralde. Se a criança se mostrar tensa, ansiosa ou preocupada, aguarde mais um pouco. Retornar à fralda não é problema.
Calma! Cada criança tem o seu momento. Evidentemente, estímulos aceleram de maneira positiva, mas forçar antecipação, nunca! Não apresse o desfralde. Se a criança se mostrar tensa, ansiosa ou preocupada, aguarde mais um pouco. Retornar à fralda não é problema.
E
qual seria o momento certo?
Como
já mencionado quando fisicamente a criança está pronta para o controle do xixi
e do cocô e isso acontece normalmente a partir dos dois anos de idade. Mas nem
todos completam 2 anos e estão preparados. Pode acontecer de ser antes dos dois
anos ou posterior, mas qualquer tentativa antecipada sem observar os sinais da
criança para o momento da retirada será frustrante para pais, cuidadores
e para a criança.
Algumas
dicas de observações importantes dos sinais de que a criança está preparada
para o início do desfralde:
· Já tem o domínio da marcha. Corre e pára
quando encontra um obstáculo;
· Aprendeu a andar e consegue ter paciência
de ficar sentada;
· É
capaz de guardar os objetos em seus devidos lugares, identificar os
proprietários dos objetos.
· Imita os mais velhos com gestos ou na
maneira de andar.
·
Sabe se referir a si mesma na primeira
pessoa.
·
Consegue compreende que penico ou privada
são os lugares corretos para cocô e xixi;
·
Presta atenção no que os adultos dizem e
mostra que entende;
·
Fica seca por duas horas durante a soneca
da tarde;
·
Compreende o significado das palavras:
cocô, xixi, banheiro, seco, molhado, limpo, sujo;
·
Sabe tirar e colocar a calcinha ou a
cueca;
·
Avisa que fez cocô e xixi, fica incomodada
e quer trocar;
·
Compreende que tem desejos e capacidade de
dizer não.
Os
cuidados em casa, além do apoio psicológico necessário, é adequar o ambiente do
banheiro para que esteja pronto para a criança começar. Penicos e adaptadores de
diminuição do vaso sanitário (mais indicado por fatores como local e
higienização mais adequados) e um apoio para os pés trarão mais segurança.
Na
escolar, os cuidados incluem conversas com a turma, histórias em que os personagens
estão deixando de usar fraldas (existem muitos títulos para roda de leitura e
faremos aqui uma lista de livros com o tema no final deste artigo),
brincadeiras de troca de fralda com bonecos, ida ao banheiro em turma para que
os que ainda não estejam seguros adquiram a segurança em compreender que o
local é seguros e, o banheiro deve ser apropriado com vasos e pias
em tamanhos menores.
Sempre vale a pena compreensão, conversa com o pediatra (em caso de
dúvidas que estejam fora da sua compreensão de normalidade) e muita, muita
calma além da comunicação de como o processo está acontecendo na escola ou fora de casa (muitos bebês ficam com outros adultos que não os pais enquanto estes trabalham).
Tanto em casa como na escola o momento é de paciência, resiliência e muita compressão. Jamais brigar, castigar ou demonstrar decepção com as comuns “escapadas”, mas sim valorizar as pequenas conquistas, afim de que o desfralde aconteça de forma natural e saudável em termos emocionais e fisiológicos.
Tanto em casa como na escola o momento é de paciência, resiliência e muita compressão. Jamais brigar, castigar ou demonstrar decepção com as comuns “escapadas”, mas sim valorizar as pequenas conquistas, afim de que o desfralde aconteça de forma natural e saudável em termos emocionais e fisiológicos.
Normalmente
o controle durante o dia acontece sem problemas, mas pela noite é comum o
desfralde levar mais tempo.
Abandonar
as fraldas é uma grande conquista para as crianças e um grande passo rumo a liberdade além de uma importante transição na vida delas.
Muito carinho nesta fase este é o grande segredo pais e educadores, afinal, apesar de não nos lembrarmos, todos já passamos por ela!
Muito carinho nesta fase este é o grande segredo pais e educadores, afinal, apesar de não nos lembrarmos, todos já passamos por ela!
Dicas
de livros:
Hora
do penico: para meninas e para meninos – Editora Salamandra
Cocô
no trono – Companhia das Letrinhas
O
pirata Pedro e seu penico – Editora Salamandra
A
Princesa Polly e seu penico – Editora Salamandra
Por Débora D'Pádua Mel
Por Débora D'Pádua Mel
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