As hipóteses da escrita (Emília Ferreiro)

O conhecimento das hipóteses- As quatro hipóteses da escrita.



Aprenda a identificar

Para melhor entendimento uma vez que este 

material tem como proposta facilitar o trabalho dos
profissionais da educação
no que diz respeito à Psicogênese da Língua Escrita.
Sobre o processo de aquisição da escrita  basicamente
está separado em cinco ou quatro grandes etapas ou níveis:


Pré-silábica

Os alunos não percebem a escrita como uma representação da língua falada.
É caracterizada por dois níveis:

Nível .1

Não estabelecem vínculo entre a fala e a escrita. Usam os desenhos, garatujas e
rabiscos para escrever.
Supõem que a escrita representa os tamanhos de seus nomes 
(coisas grandes têm nomes grandes-portanto mais letras, coisas pequenas
têm nomes pequenos-portanto menos letras).
Usam letras do próprio nome ou letras e números nas palavras.
Os alunos percebem a escrita como a representação da língua falada.


Nível 2

Começam a desvincular a escrita das imagens e números das letras. 
Utilizam letras aleatórias, geralmente presentes em seus próprios nomes e
 constroem dois princípios organizadores básicos:
- Primeiro - é preciso uma quantidade mínima de letras para que algo esteja escrito (em torno de 3).
- Segundo- É necessário que haja uma variedade de caracteres para que se possa ler.

 Fase Silábica

Já sabe que a escrita representa a fala. 
Para cada sílaba oral, atribui uma grafia. 
Em frases podem escrever uma letra para cada palavra.
Também pode ser dividida em dois níveis: 

 Nível. 1

Silábico sem valor sonoro- representa cada sílaba por uma única letra  qualquer. 
O que escrevem ainda não tem correspondência com o som convencional daquela sílaba.


 nível .2

Cada sílaba é representada por uma vogal ou consoante que expressa o seu som correspondente.  
Em geral representada pela vogal, mas não exclusivamente.


 Silábico alfabética


A hipótese silábico alfabética corresponde a um período de transição.
A criança trabalha simultaneamente com as hipóteses silábicas e alfabética.


 Alfabética

O aluno já compreendeu sistema de escrita, entendendo que cada um dos caracteres da palavra corresponde a um valor sonoro menor do que a sílaba. 
Domina, ou não, as convenções ortográficas.


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