As hipóteses da escrita (Emília Ferreiro)
O conhecimento das hipóteses- As quatro hipóteses da escrita.
Aprenda a identificar
Para melhor entendimento uma vez que este
material tem como proposta facilitar o trabalho dos
profissionais da educação
no que diz respeito à Psicogênese da Língua Escrita.
Sobre o processo de aquisição da escrita basicamente
está separado em cinco ou quatro grandes etapas ou níveis:
profissionais da educação
no que diz respeito à Psicogênese da Língua Escrita.
Sobre o processo de aquisição da escrita basicamente
está separado em cinco ou quatro grandes etapas ou níveis:
Pré-silábica
Os alunos não
percebem a escrita como uma representação da língua falada.
É caracterizada por dois níveis:
Nível .1
Não estabelecem vínculo entre a fala e a escrita. Usam os
desenhos, garatujas e
rabiscos para escrever.
Supõem que a escrita representa os tamanhos de seus nomes
(coisas grandes têm nomes grandes-portanto mais letras,
coisas pequenas
têm nomes pequenos-portanto menos letras).
Usam letras do próprio nome ou letras e números nas
palavras.
Os alunos percebem a escrita como a representação da língua falada.
Nível 2
Começam a desvincular a escrita das imagens e números das
letras.
Utilizam letras aleatórias, geralmente presentes em seus
próprios nomes e
constroem dois
princípios organizadores básicos:
- Primeiro - é preciso uma quantidade mínima de letras para
que algo esteja escrito (em torno de 3).
- Segundo- É
necessário que haja uma variedade de caracteres para que se possa ler.
Fase Silábica
Já sabe que a escrita representa a fala.
Para cada sílaba oral, atribui uma grafia.
Em frases podem escrever uma letra para cada palavra.
Também pode ser dividida em dois níveis:
Nível. 1
Silábico sem valor sonoro- representa cada sílaba por uma
única letra qualquer.
O que escrevem ainda não tem correspondência com o som
convencional daquela sílaba.
nível .2
Cada sílaba é representada por uma vogal ou consoante que
expressa o seu som correspondente.
Em geral representada pela vogal, mas não exclusivamente.
Silábico alfabética
A hipótese silábico
alfabética corresponde a um período de transição.
A criança trabalha simultaneamente com as hipóteses
silábicas e alfabética.
Alfabética
O aluno já compreendeu sistema de escrita, entendendo que
cada um dos caracteres da palavra corresponde a um valor sonoro menor do que a
sílaba.
Domina, ou não, as convenções ortográficas.
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