PARALELOS ENTRE Vygotsky E Piaget DIFERENÇAS QUE SE COMPLEMENTAM
DIFERENÇAS QUE SE COMPLEMENTAM
Para Piaget a aprendizagem subordina-se ao dizer que o
desenvolvimento tem pouco impacto sobre ele.
Já Vygotsky postula que o desenvolvimento e aprendizagem são
processos que influenciam de modo que quanto mais aprendizagem mais
desenvolvimento.
Pensamento e linguagem
Para Piaget o pensamento aparece antes da linguagem que
apenas uma forma de expressão só pode ocorrer depois que a criança já alcançou
um determinado nível de habilidades mentais, subordinando-se, pois aos
processos de pensamento para Vygotsky o pensamento e a linguagem são processos
interdependentes e está desde o início da vida de forma que é definida pelo
pensamento que possibilita a imaginação e o uso da memória e planejamento da
ação.
Maria Tereza da Cunha
Coutinho diz que o desenvolvimento da aprendizagem deve ser capaz de
proporcionar à criança o aparecimento de várias capacidades especiais que lhe assegurem
o desenvolvimento cognitivo e cita algumas atividades domínio de novo
vocabulário:
Pode resultar em novas formas de expressão do pensamento
domínio de conceitos;
Que pode favorecer o desenvolvimento da distração piso de
diferentes disciplinas;
Pode levar o aluno a desenvolver análise e síntese e
trabalho em grupo favorece e ajuda a superar o egocentrismo.
Conceitos matemáticos:
Verdade favorece o surgimento de atividades operatórias tais
como classificação, seriação e demais operações lógicas
História geografia favorece ao desenvolvimento das noções de
espaço, tempo, casualidade e juízos críticos
Ciências naturais estabelece as bases para formação do
pensamento lógico.
Segundo ela tudo dependerá da forma como o processo
pedagógico será conduzido pelos professores e pela escola. Para Piaget a
aprendizagem subordina-se ao dizer que o desenvolvimento tem pouco impacto
sobre ele. Já Vygotsky postula que o desenvolvimento e aprendizagem são
processos que influenciam de modo que quanto mais aprendizagem mais
desenvolvimento.
Pensamento e linguagem
Para Piaget o pensamento aparece antes da linguagem que
apenas uma forma de expressão só pode ocorrer depois que a criança já alcançou
um determinado nível de habilidades mentais, subordinando-se, pois aos
processos de pensamento para Vygotsky o pensamento e a linguagem são processos
interdependentes e está desde o início da vida de forma que é definida pelo
pensamento que possibilita a imaginação e o uso da memória e planejamento da
ação.
Maria Tereza da Cunha
Coutinho diz que o desenvolvimento da aprendizagem deve ser capaz de
proporcionar à criança o aparecimento de várias capacidades especiais que lhe assegurem
o desenvolvimento cognitivo e cita algumas atividades domínio de novo
vocabulário:
Pode resultar em novas formas de expressão do pensamento
domínio de conceitos;
Que pode favorecer o desenvolvimento da distração piso de
diferentes disciplinas;
Pode levar o aluno a desenvolver análise e síntese e
trabalho em grupo favorece e ajuda a superar o egocentrismo.
Conceitos matemáticos:
Verdade favorece o surgimento de atividades operatórias tais
como classificação, seriação e demais operações lógicas
História geografia favorece ao desenvolvimento das noções de
espaço, tempo, casualidade e juízos críticos
Ciências naturais estabelece as bases para formação do
pensamento lógico.
Segundo ela tudo dependerá da forma como o processo
pedagógico será conduzido pelos professores e pela escola. Para Piaget a
aprendizagem subordina-se ao dizer que o desenvolvimento tem pouco impacto
sobre ele. Já Para Piaget a aprendizagem subordina-se ao dizer que o
desenvolvimento tem pouco impacto sobre ele. Já Vygotsky postula que o
desenvolvimento e aprendizagem são processos que influenciam de modo que quanto
mais aprendizagem mais desenvolvimento.
Comentários
Postar um comentário