Vygotsky (Teoria-Um paralelo com Piaget)
Teoria vigotskiana
Lev Vygotsky nasceu em 1896. Teve uma vida curta. Formado em
Direito adquiriu excelente formação no domínio das ciências humanas, língua,
lingüística, literatura, filosofia e outros ramos das ciências humanas.
Ensinou psicologia e foi colaborador do Instituto
experimental de Moscou. Se dedicou ao estudo de crianças surdas e cegas
juntamente com outro teórico.
Vygotsky pesquisou
sobre o desenvolvimento mental pautando na psicologia histórico social sendo
esta a preocupação central para compreender as funções psicológicas superiores.
Essas funções têm suporte biológico, pois são produtos da
atividade cerebral, portanto partindo de estruturas orgânicas elementares
formam-se novas e complexas funções mentais. Interessante aqui que estudou as
funções psicológicas do ser humano a partir de fenômenos psicológicos
essencialmente humanos sem reduzir a meras articulações da psicologia animal
(inata) e sim a psicologia e a histórico-social.
A psicologia interacionista ressalta a interação social e a
dimensão histórica além das ferramentas culturais, por isso o homem é um
organismo vivo e o seu pensamento é construído em um ambiente histórico e em um
contexto social.
O estudo dessa psicologia do desenvolvimento está correlata
ao conceito de interatividades, ou seja, as funções psicológicas então sob causa
e efeito do ser humano e as atividades que, por sua vez se cumprirá pela
mediação ao que se refere aos sinais e comunicações concernentes entre o indivíduo
e o mundo.
Existe uma ação e esta ação é mediada por instrumentos
físicos ou instrumentos psicológicos simbólicos.
Os instrumentos físicos podem ser representados (a exemplo,
instrumentos como uma enxada, sementes, tratores),
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Já os e instrumentos psicológicos está repleto da representação
mental e a linguagem.
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As funções psicológicas podem subdividir-se em:
funções psicológicas elementares e as funções psicológicas
superiores, mais complexas. Funções psicológicas elementares estão ligadas a
atividade prática: memória, atenção e percepção, mas com ausência de controle
voluntário
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As funções psicológicas superiores são as a consciência, o
discernimento e a intencionalidade e tudo isso vai sendo desenvolvido através
das tarefas e da intervenção.
É através dos afazeres e a relação social estabelecida além de
interferência direta como ferramenta simbólica que tais funções superiores
chegam à maturidade.
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A Teoria vigotskiana
envolve o chamado processo de internalização, ou seja, um processo dinâmico e
dialético em que as relações sociais se transformam em novas funções psíquicas
em que o todo social precede o nível intrapsíquico.
O nível individual irá se transformando profundamente nos modos de
funcionamento da percepção da memória e do pensamento.
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Internalização é, portanto, a apropriação social de uma
forma particular. Um bom exemplo é a fala que permite a comunicação
interpessoal incorporada que resultará na reorganização da ação e por isso o
processo de incorporação é também a reconstrução interna de um processo externo,
ou seja, a transformação de fenômenos sociais e fenômenos psicológicos.
Através do uso de ferramentas e signos Vygotsky defende que
o desenvolvimento social precede o desenvolvimento individual. Na teoria
vigotskiana a ferramenta psicológica mais importante é a linguagem, fator que
diferencia o homem do animal inferior.
A linguagem será, pois, a habilidade sofisticada do indivíduo humano.
É através da linguagem que o homem se apropria da experiência
acumulada de toda espécie humana no decorrer da história.
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Além disso, a linguagem amplia o universo do indivíduo, uma
vez que o liberta do mundo perceptual imediato, pois torna-o capaz de analisar
objetos, abstraindo, generalizando suas características, assim como
introduzindo em um sistema de relações com outros objetos.
A linguagem é um instrumento do pensamento e do meio de
comunicação. Sua função conceitual se desenvolve e se enriquece em estreita
relação com a evolução dos processos psíquicos.
Qual é a influência da linguagem no desenvolvimento do
pensamento?
Ela tem raízes genéticas diferentes, mas intervém no
pensamento, no desenvolvimento intelectual desde o nascimento até a interação
da criança com os adultos durante a evolução do pensamento e da ampliação
linguagem em relações que se estabelecem mutuamente, modifica a linguagem e
assim, sucessivamente num processo relacional que leva à evolução.
As atividades intelectuais e o pensamento verbal (as palavras) dão
forma ao pensamento estabelecendo novas modalidades de atenção, memória e
imaginação em pensamento se torna simbólico e abstrato.
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O que Vygotsky diz sobre o nível cognitivo da criança:
Vamos analisar um teste com nomes fictícios-
Rebeca e Pedro Rebeca têm 10 anos e Pedro também tem 10 anos
essa seria a idade cronológica de ambos. Os dois passaram por processos de
testes de desenvolvimento intelectual e foi constatado que Rebeca tem 8 anos
segundo os testes aplicados e Pedro também tem 8 anos. Então 10, ou seja, idade
cronológica 10 anos e 8 anos desenvolvimento mental. Podemos dizer, portanto
que as crianças têm a mesma idade segundo os testes sim, mas a idade está
relacionada ao que a criança consegue resolver sozinha.
O processo mental do aluno para Vygotsky é favorecer a
apropriação de ferramentas culturais para propiciar o desenvolvimento do uso da
linguagem oral da escrita bem como o uso de conceitos científicos.
Quanto à metodologia ou método de aprendizagem deve ser pautada
nas descobertas.
UM PARALELO:
Para Piaget e Vygotsky diz o ensino apela para atividade do aluno. No
que diz respeito ao objetivo, para Piaget deve estar centrada no aluno
Vygotsky proporcionar apropriação ativa do conhecimento coletivamente.
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Na linha do desenvolvimento humano em destaque Piaget
privilegia a maturação biológica por aceitar que os fatores internos sobrepõem
sobre os externos, postula que o desenvolvimento segue uma experiência física e
universal de estágios.
Para Vygotsky o desenvolvimento humano é como uma cortina de
interação entre as estruturas orgânicas da criança, mas privilegia o ambiente
social e reconhece que variando o ambiente o desenvolvimento variará no social
e no individual.
Piaget acredita que os conhecimentos são elaborados
espontaneamente pela criança, de acordo com os estágios de desenvolvimento em
que se encontra (o conhecimento procede do individual para o social).
Para Vygotsky a criança já nasce no mundo social e, desde o
nascimento vai formando uma nova visão desse mundo através da interação com os
adultos, o conhecimento procede do social para o individual.
Para Piaget a aprendizagem subordina-se ao dizer que o
desenvolvimento tem pouco impacto sobre ele. Já Vygotsky postula que o
desenvolvimento e aprendizagem são processos que influenciam de modo que quanto
mais aprendizagem mais desenvolvimento.
Por Débora D'Padua.
Referencias:
DAVIS, C. Psicologia da Educação. São Paulo: Cortez, 1992.
FIGUEIREDO, L.C. M. Psicologia: uma introdução. São Paulo: Educ, 1991.
GALVÃO,I. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil.
9.ed. Petrópolis: Vozes, 1995.
9.ed. Petrópolis: Vozes, 1995.
**Aos colegas professores curiosos e concurceiros... Bom uso do material. Dúvidas serão bem vindas até para que aprenda com vocês queridos, Críticas também. Curtam o blog pois haverão muitos material/resumo para facilitar nossa vida. MERECEMOS!!!
Att, equipe cururubatepapo
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