Vygotsky (Teoria-Um paralelo com Piaget)



Teoria vigotskiana


 Resultado de imagem para imagens free png professor


Lev Vygotsky nasceu em 1896. Teve uma vida curta. Formado em Direito adquiriu excelente formação no domínio das ciências humanas, língua, lingüística, literatura, filosofia e outros ramos das ciências humanas.
Ensinou psicologia e foi colaborador do Instituto experimental de Moscou. Se dedicou ao estudo de crianças surdas e cegas juntamente com outro teórico.
 Vygotsky pesquisou sobre o desenvolvimento mental pautando na psicologia histórico social sendo esta a preocupação central para compreender as funções psicológicas superiores.
Essas funções têm suporte biológico, pois são produtos da atividade cerebral, portanto partindo de estruturas orgânicas elementares formam-se novas e complexas funções mentais. Interessante aqui que estudou as funções psicológicas do ser humano a partir de fenômenos psicológicos essencialmente humanos sem reduzir a meras articulações da psicologia animal (inata) e sim a psicologia e a histórico-social.
A psicologia interacionista ressalta a interação social e a dimensão histórica além das ferramentas culturais, por isso o homem é um organismo vivo e o seu pensamento é construído em um ambiente histórico e em um contexto social.
O estudo dessa psicologia do desenvolvimento está correlata ao conceito de interatividades, ou seja, as funções psicológicas então sob causa e efeito do ser humano e as atividades que, por sua vez se cumprirá pela mediação ao que se refere aos sinais e comunicações concernentes entre o indivíduo e o mundo.
Existe uma ação e esta ação é mediada por instrumentos físicos ou instrumentos psicológicos simbólicos.

Os instrumentos físicos podem ser representados (a exemplo, instrumentos como uma enxada, sementes, tratores),
Já os e instrumentos psicológicos está repleto da representação mental e a linguagem.

As funções psicológicas podem subdividir-se em:
funções psicológicas elementares e as funções psicológicas superiores, mais complexas. Funções psicológicas elementares estão ligadas a atividade prática: memória, atenção e percepção, mas com ausência de controle voluntário

As funções psicológicas superiores são as a consciência, o discernimento e a intencionalidade e tudo isso vai sendo desenvolvido através das tarefas e da intervenção.
É através dos afazeres e a relação social estabelecida além de interferência direta como ferramenta simbólica que tais funções superiores chegam à maturidade.
 A Teoria vigotskiana envolve o chamado processo de internalização, ou seja, um processo dinâmico e dialético em que as relações sociais se transformam em novas funções psíquicas em que o todo social precede o nível intrapsíquico.

O nível individual irá se transformando profundamente nos modos de funcionamento da percepção da memória e do pensamento.

Internalização é, portanto, a apropriação social de uma forma particular. Um bom exemplo é a fala que permite a comunicação interpessoal incorporada que resultará na reorganização da ação e por isso o processo de incorporação é também a reconstrução interna de um processo externo, ou seja, a transformação de fenômenos sociais e fenômenos psicológicos.
Através do uso de ferramentas e signos Vygotsky defende que o desenvolvimento social precede o desenvolvimento individual. Na teoria vigotskiana a ferramenta psicológica mais importante é a linguagem, fator que diferencia o homem do animal inferior.

A linguagem será, pois, a habilidade sofisticada do indivíduo humano.
É através da linguagem que o homem se apropria da experiência acumulada de toda espécie humana no decorrer da história.


 Resultado de imagem para imagens free png professor

Além disso, a linguagem amplia o universo do indivíduo, uma vez que o liberta do mundo perceptual imediato, pois torna-o capaz de analisar objetos, abstraindo, generalizando suas características, assim como introduzindo em um sistema de relações com outros objetos.
A linguagem é um instrumento do pensamento e do meio de comunicação. Sua função conceitual se desenvolve e se enriquece em estreita relação com a evolução dos processos psíquicos.
Qual é a influência da linguagem no desenvolvimento do pensamento?
Ela tem raízes genéticas diferentes, mas intervém no pensamento, no desenvolvimento intelectual desde o nascimento até a interação da criança com os adultos durante a evolução do pensamento e da ampliação linguagem em relações que se estabelecem mutuamente, modifica a linguagem e assim, sucessivamente num processo relacional que leva à evolução.

As atividades intelectuais e o pensamento verbal (as palavras) dão forma ao pensamento estabelecendo novas modalidades de atenção, memória e imaginação em pensamento se torna simbólico e abstrato.

O que Vygotsky diz sobre o nível cognitivo da criança: 
Vamos analisar um teste com nomes fictícios-
Rebeca e Pedro Rebeca têm 10 anos e Pedro também tem 10 anos essa seria a idade cronológica de ambos. Os dois passaram por processos de testes de desenvolvimento intelectual e foi constatado que Rebeca tem 8 anos segundo os testes aplicados e Pedro também tem 8 anos. Então 10, ou seja, idade cronológica 10 anos e 8 anos desenvolvimento mental. Podemos dizer, portanto que as crianças têm a mesma idade segundo os testes sim, mas a idade está relacionada ao que a criança consegue resolver sozinha.
O processo mental do aluno para Vygotsky é favorecer a apropriação de ferramentas culturais para propiciar o desenvolvimento do uso da linguagem oral da escrita bem como o uso de conceitos científicos.
Quanto à metodologia ou método de aprendizagem deve ser pautada nas descobertas.


 UM PARALELO:
Para Piaget e Vygotsky diz o ensino apela para atividade do aluno. No que diz respeito ao objetivo, para Piaget deve estar centrada no aluno Vygotsky proporcionar apropriação ativa do conhecimento coletivamente.

Na linha do desenvolvimento humano em destaque Piaget privilegia a maturação biológica por aceitar que os fatores internos sobrepõem sobre os externos, postula que o desenvolvimento segue uma experiência física e universal de estágios.
Para Vygotsky o desenvolvimento humano é como uma cortina de interação entre as estruturas orgânicas da criança, mas privilegia o ambiente social e reconhece que variando o ambiente o desenvolvimento variará no social e no individual.
Piaget acredita que os conhecimentos são elaborados espontaneamente pela criança, de acordo com os estágios de desenvolvimento em que se encontra (o conhecimento procede do individual para o social).
Para Vygotsky a criança já nasce no mundo social e, desde o nascimento vai formando uma nova visão desse mundo através da interação com os adultos, o conhecimento procede do social para o individual.
Para Piaget a aprendizagem subordina-se ao dizer que o desenvolvimento tem pouco impacto sobre ele. Já Vygotsky postula que o desenvolvimento e aprendizagem são processos que influenciam de modo que quanto mais aprendizagem mais desenvolvimento.



Por Débora D'Padua.


Referencias:
DAVIS, C. Psicologia da Educação. São Paulo: Cortez, 1992. 
FIGUEIREDO, L.C. M. Psicologia: uma introdução. São Paulo: Educ, 1991. 
GALVÃO,I. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. 
9.ed. Petrópolis: Vozes, 1995. 

**Aos colegas professores curiosos e concurceiros... Bom uso do material. Dúvidas serão bem vindas até para que aprenda com vocês queridos, Críticas também. Curtam o blog pois haverão muitos material/resumo para facilitar nossa vida. MERECEMOS!!!


Att, equipe cururubatepapo 



Comentários

Mais vistas

SINTOMAS DO CÂNCER NO COLO DO ÚTERO - O segundo tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo

Algumas dicas para saber se ele está realmente apaixonado...

ALIENAÇÃO PARENTAL